Informações

Quais são as modalidades de factoring?

Solução ideal para empresas que necessitam aumentar seu capital de giro para operar no dia a dia, o factoring está cada vez mais presente no mercado, em diversos segmentos. Sua principal vantagem é a antecipação de recursos às empresas que praticam vendas a prazo, o que otimiza consideravelmente o fluxo de caixa.

Poucos conhecem o conceito de factoring, e ainda menos sabem que essa prática mercantil se apresenta em várias modalidades. No Brasil, a modalidade de factoring mais praticada é a convencional, que se caracteriza pela compra de direitos creditórios (antecipação de valores) e formalização da transação por meio de um contrato de fomento mercantil. Diferente dos juros cobrados pelos bancos, nessa modalidade de factoring ocorre o deságio, ou seja, o pagamento do título com desconto, como remuneração pelo serviço. Além do factoring convencional, existem o maturity, trustee, exportação e importação e o fomento de matéria-prima.

Na modalidade maturity a empresa de factoring recebe os títulos de créditos futuros e assume os riscos de inadimplência da empresa sacada. No entanto, o pagamento deve ocorrer sempre em data previamente determinada, no dia do vencimento ou após, e a transação não inclui títulos frios. O factoring trustee atua da mesma forma e como diferencial prestam assessoria administrativa e financeira às empresas fomentadas.

Ocorre o factoring de exportação e importação quando a empresa faturizada e o sacado devedor estão alocados em países distintos. Dessa forma, vigoram as políticas de importação e exportação de cada país – a cessão de crédito ocorre conforme as leis do país de exportação, e a notificação, assim como a cobrança são regidas pelas leis do país de importação. Toda a operação é mediada por uma empresa de factoring de cada país, responsáveis pela liquidação.

Já o fomento de matéria-prima visa prestar auxílio às empresas que não possuem condições suficientes para efetuar a compra de insumos e matéria-prima para fabricar seus produtos. Nessa modalidade, o que ocorre é a antecipação de recursos não financeiros (não confundir com mútuo) mediante pagamento imediato pela empresa de factoring, que receberá posteriormente da empresa faturizada por meio de títulos de créditos futuros, originados pelos produtos produzidos com a matéria-prima adquirida.

Além de atuar nessas modalidades, as empresas de factoring dispõe de serviços de cobrança, acompanhamento do processo produtivo ou mercadológico (no caso da operação de factoring de matéria-prima), gerenciamento das contas a receber e a pagar e avaliação dos clientes das empresas fomentadas para as quais presta serviço.

 

telefone